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Ensino Médio

I. PROPOSTA PEDAGÓGICA

Colégio Planeta Azul, escola particular, propõe uma educação humana integral, realizada por uma ação educativa capaz de contribuir, valiosamente, para a formação crítica, ética, social e política do educando, possibilitando-lhe o exercício renovado de uma cidadania participativa, construtiva e solidária.

A proposta pedagógica do COLÉGIO PLANETA AZUL leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/96, Parecer CEB/CNE nº 5/2011 e Resolução nº 02/01/2012 – DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO.

O educando é protagonista de sua própria formação. Nessa proposta educativa, a educação deve promover sua autonomia, tanto em seus aspectos intelectuais e cognitivos quanto de desenvolvimento afetivo, social e moral.

O Colégio vive e atua com base em três alicerces: razão, ética e carinho; visando criar um ambiente educativo em que todos são educadores e vivem essa missão em clima de co responsabilidade e mútua colaboração.

Nossa proposta fundamenta sua ação na convicção de que para bem educar as crianças e adolescentes é preciso, antes de tudo, amá-las, e amá-las todas igualmente.

  • Espiritualidade: constrói o modo como compreendemos o mundo, a natureza, as pessoas e Deus, vendo-a como força propulsora de nossa vida.

Nessa perspectiva, desenvolve um processo pedagógico que visa à educação integral de crianças e jovens, articulando fé, cultura e vida, e contribui para o desenvolvimento da consciência crítica, favorecendo as relações, o posicionamento, a valorização do sentido da vida.

Em sua prática pedagógica, o Colégio considera que, para a aprendizagem acontecer de maneira dinâmica e significativa, é preciso levar em conta todo o processo de ensino, aprendizagem e avaliação. Isso requer análise contínua das práticas com vistas a mobilizar os saberes para que cada aluno possa se apropriar dos conhecimentos e enfrentar as dificuldades que podem surgir no decorrer do ano letivo.

No Ensino Médio, investe-se na capacitação dos jovens para a participação significativa e solidária na vida social e produtiva, preparando-os para a superação dos diferentes obstáculos que uma sociedade em permanente transição pode apresentar. Para tanto, o segmento centra-se no desenvolvimento das capacidades críticas, analíticas e propositivas dos estudantes, a partir do desenvolvimento de conhecimentos contextualizados, relacionados a valores reais, e a habilidades e competências.

Nossa proposta pedagógica explora questões psicológicas, sociais, econômicas e culturais plurais e complexas, sempre permeada pelas novas tecnologias e pela pluralidade de linguagens que constituem o mundo. Assim, não desvinculamos a formação das crianças e jovens da singularidade, da autonomia, da liberdade e da capacidade de intervir socialmente.

O Ensino Médio está fundamentado no princípio do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, no exercício de sua autonomia e na gestão democrática. Etapa final da Educação Básica, concebida como conjunto orgânico, sequencial e articulado, deve assegurar sua função formativa para todos os estudantes.

 

II. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA

Embora existam diversas concepções e práticas de ensino e aprendizagem, assegurar aos alunos a apropriação do conhecimento implica escolher uma abordagem e ser coerente com ela, e também contribuir para a consecução dos objetivos da educação em si.

A competência cognitiva se dá pela aquisição progressiva de códigos de representação, considerando que a possibilidade de operar com eles interfere diretamente na aprendizagem da língua, da matemática, da representação espacial, temporal e gráfica e na leitura de imagens. A física é produzida pelo auto conhecimento e uso do corpo, na expressão de emoções, nos jogos e no deslocamento com segurança. A afetiva envolve compreender, conviver e produzir com os outros, percebendo distinções entre pessoas.

Pressupomos que a metodologia se operacionalize através de disciplinas ou projetos, numa abordagem eclética, que sedimente teorias comprovadamente eficazes e, ao mesmo tempo, possibilite a abertura aos novos princípios epistemológicos.

Além disso, ordenação em espiral dos conteúdos, baseada na interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, que leve os alunos a solidificarem sua aprendizagem, recebendo informações, processando-as e construindo seu conhecimento de modo a transformá-lo.

III. OBJETIVOS

O objetivo principal da proposta pedagógica é a formação integral dos alunos, pois, hoje, com as alterações rápidas que a sociedade está sofrendo, é preciso competência, formação acadêmica e visão ampla para saber discernir as mudanças e acompanhá-las com segurança e precisão  e :

1–trabalho e pesquisa como princípios educativos e pedagógicos, respectivamente;

2– educação em direitos humanos como princípio nacional norteador;

3– sustentabilidade ambiental como meta universal;

4. – indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos do processo educativo, bem como entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem;

5. – integração de conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico-profissionais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização;

6. – reconhecimento e aceitação da diversidade e da realidade concreta dos sujeitos do processo educativo, das formas de produção, dos processos de trabalho e das culturas a eles subjacentes;

7. – integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular.

8 – O trabalho é conceituado na sua perspectiva ontológica de transformação da natureza, como realização inerente ao ser humano e como mediação no processo de produção da sua existência.

9.- A ciência é conceituada como o conjunto de conhecimentos sistematizados, produzidos socialmente ao longo da história, na busca da compreensão e transformação da natureza e da sociedade.

10. A tecnologia é conceituada como a transformação da ciência em força produtiva ou mediação do conhecimento científico e a produção, marcada, desde sua origem, pelas relações sociais que a levaram a ser produzida.

11. A cultura é conceituada como o processo de produção de expressões materiais, símbolos, representações e significados que correspondem a valores éticos, políticos e estéticos que orientam as normas de conduta de uma sociedade.

Para o aluno, a avaliação de aprendizagem deve ser o instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, de suas dificuldades e de suas possibilidades para reorganização de seu investimento na tarefa de aprender; daí a importância de que faça

Material Ensino Médio

O Contexto educacional contemporâneo é marcado pela diversidade e flexibilidade das formas de organização escolar. A proposta pedagógica do material didático contempla esses requisitos, diversificação de expectativas e interesses sociais e regionais.

O material didático, principal ferramenta para o desenvolvimento de competências, traz sugestões de trabalho para ampliar a formação dos alunos e sua interação com a realidade, de forma crítica e dinâmica.

O material, concebido para ser trabalhado  permite que a escola disponibilize mais tempo para concluir os conteúdos do ensino médio. Sua grade inclui módulos suplementares em algumas disciplinas. No terceiro ano, o aluno termina o processo de aquisição de novos conhecimentos do Ensino médio e, no 2º semestre, tem a oportunidade de revisar todos os conteúdos além de focar na preparação para o Enem.

FLEXIBILIDADE PARA ATENDER ADEQUADAMENTE AO PROJETO PEDAGÓGICO

A proposta do material  está de acordo com o encaminhamento do Enem e os principais vestibulares do Brasil.

Considerado um material dinâmico, permite à escola adequar à sua própria grade  conteúdo

 

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Os Alunos aprovados recebem uma certificação internacional, comprovação formal das competências desenvolvidas (Empreendedorismo, Liderança, Solução de Problemas, Conduta no Trabalho, Colocação Profissional, Comunicação, Planejamento e Finanças Pessoais) estabelecendo diferencial competitivo para a entrada no mercado de trabalho. Um grande passo para o desenvolvimento da carreira pessoal e profissional destes alunos.

Os Professores desenvolvem-se profissionalmente, ampliam sua capacidade de atuação e aprendem como se desenvolve um processo internacional de qualidade assegurada, cujas ferramentas e metodologia podem ser utilizadas em outros programas de formação.

Escola passa a ter um diferencial competitivo através da oferta de um produto inédito no mercado latino-americano, ao mesmo tempo em que passa a dispor de um instrumento de retenção de alunos que pretendem progredir para outros módulos do Programa, e finalmente agregando valor para a sua marca.

Mercado de Trabalho ganha profissionais mais preparados, com competências-chave para enfrentar os desafios da carreira, seja como empregado ou empregador. Para as empresas, a certificação facilita e reduz custos e riscos no processo de recrutamento e seleção, oferecendo uma informação objetiva e oportuna sobre o candidato a uma vaga.