Missão

Uma escola de futuro saberá despertar no aluno o interesse por uma participação mais ativa em seu próprio desenvolvimento intelectual.

Com isso, o aluno poderá abrir novas janelas de oportunidade, ampliando suas perspectivas e reduzindo a ansiedade em relação ao seu desempenho profissional. Esta é uma tarefa desafiadora, que deverá ser iniciada ainda na primeira infância.

NOSSA MISSÃO é disponibilizar seu capital intelectual e suas conquistas pedagógicas para formar cidadãos, isto é, pessoas que se sintam em casa em qualquer lugar do mundo; que atuem como sujeitos de um processo de aprendizagem que nunca termina; que encarem o futuro com esperança e fé na histórica capacidade humana de superação.

Nosso lema:

“Mais que conteúdo, histórias. Mais que alunos, pessoas,”

Nossa missão:

“Disponibilizar seu patrimônio intelectual em soluções educacionais, visando ao desenvolvimento pleno do cidadão”

PROPOSTA PEDAGÓGICA

A proposta pedagógica do COLÉGIO PLANETA AZUL leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/96, a Constituição Brasileira, O Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e Deliberação nº 01/99 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

A metodologia de ensino do COLÉGIO PLANETA AZUL está baseada na proposta sócio-interacionista. A criança desenvolverá sua capacidade de observar descobrir e pensar. As atividades são programadas à inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro de um objetivo.

COLÉGIO PLANETA AZUL propõe uma atuação partícipe da comunidade e transformadora do contexto social em que está inserido.

Para tanto, considera as seguintes dimensões:

• Escola – enquanto ambiente de partilha, comunidade de aprendizagem, espaço politizado e politizador, deve promover a disciplina como processo de integração sócio-cultural, possibilitando ao aluno o conhecimento e a aplicação de seus direitos e deveres.
  • Professor – representa um elo entre a escola e os projetos da comunidade, inserindo os alunos na realidade social e cultural. Pesquisador consciente de sua condição de aprendiz, é flexível e leva o aluno a aprender a aprender.
  • Aluno – deve ser sujeito da própria aprendizagem, empenhando-se em experiências profissionais e comunitárias, que possam contribuir para o exercício da cidadania responsável e solidária.
  • Metodologia – baseia-se no interacionismo, na interdisciplinaridade e no pensamento complexo.
    concepção interacionista, criada por Vygotsky, propõe uma visão sociocultural em que as mudanças ocorridas no indivíduo estão ligadas à sua interação com a cultura e à história da qual ele faz parte. Por isso o aprendizado envolve a interação com outros indivíduos e a interferência direta ou indireta deles. Nesse sentido, a linguagem é o principal elemento de mediação entre as relações sociais e a aprendizagem. Seu papel é definitivo na organização do raciocínio, agindo sobre ele e reestruturando diversas funções psicológicas como a atenção, a memória e a formação de conceitos.

O objetivo geral do Colégio é formar felizes cidadãos do mundo.